Análises e insights

HOME / análises e insights

Receita Federal abre caminho para empresas investirem em crescimento sustentavel 2
Receita Federal abre caminho para empresas investirem em crescimento sustentavel

Receita Federal abre caminho para empresas investirem em sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante e presente em nossa sociedade. Buscar soluções que minimizem o impacto ambiental é uma tarefa que deve ser realizada por todos, inclusive pelas empresas. Nesse sentido, a Receita Federal tomou uma decisão que pode incentivar as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis no descarte de resíduos.

A Receita Federal, por meio da Solução de Consulta n° 55, de 2023, esclareceu que a destinação especial de resíduos (descarte específico em razão da natureza dos materiais descartados) inerente à atividade realizada pelo contribuinte pode gerar direito a crédito não cumulativo do PIS e da Cofins, caso esteja sujeita a controles especiais impostos em legislação específica.

Ou seja, isso significa que as empresas podem deduzir parte do valor que pagam desses impostos, reduzindo assim o custo da atividade.

A dedução de PIS e COFINS no descarte de resíduos

A Receita Federal confirmou que empresas que realizam o descarte de resíduos podem se beneficiar da dedução de PIS e COFINS. Isso significa que as empresas podem reduzir o valor que pagam desses impostos em função das despesas que tiveram com o descarte de resíduos. Essa medida pode ser muito positiva tanto para as empresas quanto para o meio ambiente.

A possibilidade de dedução de PIS e COFINS no descarte de resíduos pode incentivar as empresas a investirem em tecnologias e processos mais sustentáveis. 

sustentabilidade 2

Como isso ajuda as empresas?

Com a redução do custo da atividade, as empresas podem investir em equipamentos e tecnologias mais eficientes, reduzindo o impacto ambiental de seus resíduos.

O principal benefício é a possibilidade de reduzir os custos da atividade e aumentar sua competitividade no mercado.

Além disso, a decisão da Receita Federal pode estimular a criação de novas empresas voltadas para a coleta e o tratamento de resíduos, o que pode gerar empregos e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

sustentabilidade

Como a sociedade pode se beneficiar da medida?

A medida da Receita Federal também pode trazer benefícios para a sociedade em geral. Com a adoção de práticas mais sustentáveis no descarte de resíduos, as empresas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, reduzindo a poluição e os riscos à saúde causados pelo descarte inadequado de resíduos.

A dedução de PIS e COFINS no descarte de resíduos pode ser um incentivo importante para que as empresas adotem práticas mais sustentáveis nessa área. A medida pode trazer benefícios ambientais, econômicos e sociais, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e uma sociedade mais saudável. É importante que as empresas estejam atentas a essa oportunidade e invistam em soluções mais verdes no descarte de resíduos.

Receita Federal abre caminho para empresas investirem em crescimento sustentavel

ENTENDA O CASO

A Solução de Consulta COSIT nº 55, publicada em março de 2023, reitera o entendimento da Receita Federal a respeito da possibilidade de crédito de PIS e COFINS sobre o valor referente à contratação de serviços de descarte de resíduos sujeitos ao tratamento especial, na modalidade de aquisição de insumos por imposição legal.

Com base no Parecer Normativo COSIT/RFB nº 05, de 2018 e no Recurso Especial 1.221.170/PR, são considerados insumos os bens e serviços que se enquadram nos critérios da essencialidade ou da relevância para a atividade fim da pessoa jurídica.

O critério da essencialidade diz respeito à dependência do produto ou serviço para a consecução das atividades empresariais. Já o critério da relevância está ligado à integração do bem/serviço no processo produtivo ou de prestação de serviços, por meio de imposição legal ou singularidades da cadeia produtiva.

Client Update

Os posts intitulados como “client update” têm como principal objetivo fornecer aos clientes informações relevantes sobre a novidades, decisões e mudanças que possam afetar diretamente suas atividades e, consequentemente, seus resultados.

Como temos ajudado o mercado

Representamos clientes que impactam o futuro

Melhoramos o desenvolvimento dos negócios de nossos clientes por meio de uma atuação focada em mudanças que impactam a eficiência e a desburocratização das operações. Disponibilizamos regularmente artigos, opiniões, tendências e notícias sobre temas que afetam as rotinas dos negócios, contudo de maneira simples, prática e sem “jargão jurídico”

 

Conheça nossas áreas de atuação

MAIS NOTÍCIAS

Diálogos entre LGPD e a regulação de IA (2)

Diálogos entre LGPD e a regulação de IA

Estamos orgulhosos em anunciar que nossa advogada de direito digital, Mônica Marques, estará participando do Fórum da Internet no Brasil para tratar sobre LGPD e regulação de IA. 🚀

Estudo de Caso

Multinacional adota soluções jurídicas analíticas para prevenir e mitigar Riscos Trabalhistas

Veja os detalhes

Entenda como a jurimetria aplicada traz disrupção na gestão de contingências jurídicas

Enviar uma mensagem
Olá
Podemos ajudá-lo?