Análises e insights

HOME / análises e insights

Client Alert importacao

Decisão judicial considerou ilegal a inclusão de taxas pagas a aplicativos como iFood e Uber Eats para compor a base de cálculo do PIS e da Cofins.

Os serviços de delivery de comida via aplicativo em troca de cobrança de taxa em cada pedido realizado têm natureza de insumo, pois são essenciais aos restaurantes, sendo assim os valores descontados geram crédito de PIS e Cofins no regime não-cumulativo.

 

ifood 2

Tal entendimento consta na decisão judicial de um processo no Distrito Federal que considerou ilegal a inclusão de taxas pagas a aplicativos como iFood e Uber Eats para compor a base de cálculo do PIS e da Cofins.

O juiz concedeu a segurança pleiteada por uma pizzaria de Brasília que vende cerca de 70% do que produz por meio dessas plataformas digitais, as quais cobram, em média, uma taxa de intermediação de 30% do valor.
Segundo a pizzaria, o valor do desconto nem chega aos cofres do estabelecimento.  Ainda assim, estava sendo considerado pela Receita Federal para cálculo do PIS e Cofins. A empresa apontou que os aplicativos se tornaram essenciais para as vendas de pizzas.

Fonte: Processo: 1048374-15.2021.4.01.3400 – 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal

GASTOS ESSENCIAIS PODEM SER CONSIDERADOS INSUMOS PASSÍVEIS DE CRÉDITOS

Em 2018 o STJ definiu que, para fins de creditamento de PIS e Cofins, deve ser considerado insumo tudo aquilo que seja imprescindível para o desenvolvimento da atividade econômica.

Desta forma, o STJ criou entendimento que todos os gastos indispensáveis para a melhoria econômica da empresa poderiam ser considerados insumos passíveis de geração de créditos.

 

Você sabe quais são os gastos essenciais que podem gerar créditos para sua empresa?

A busca pela diminuição da carga tributária é medida constante adotadas pelas empresas. Abordamos outra possibilidade dessa medida aqui.

O estudo de cada caso deve ser realizado antes da tomada de decisão.

Como temos ajudado o mercado

Representamos clientes que impactam o futuro

Melhoramos o desenvolvimento dos negócios de nossos clientes por meio de uma atuação focada em mudanças que impactam a eficiência e a desburocratização das operações. 

 

planejamento

Nossa abordagem tributária

Empresários e gestores não querem milagres ou tomar decisões irresponsáveis com base em análises de riscos inadequadas, porque sabem que as contas virão mais cedo ou mais tarde.

É preciso encontrar um caminho na legislação tributária: centenas de leis e regulamentos são criados e alterados a cada ano.

Sim, com base em análises mais precisas de negócios, fluxo de caixa e aplicação de inteligência jurídica, os impostos podem ser cobrados e pagos de forma mais eficaz.

O Fisco está cada dia mais aparelhado, estar inadimplente pode ser compreendido como um comportamento de sonegação ativa. Nós temos uma visão ampliada sobre a adequação da produção, as vendas, o fluxo de caixa e tudo o mais que orbita o sistema tributário e os impactos no desenvolvimento de negócios.

Estamos sempre atendendo todas as necessidades de nossos clientes buscando plena satisfação com os nossos serviços. Entre em contato!

Entenda a importância de executar uma Revisão Tributária e seu benefícios

O Trabalho de Revisão Tributária é um projeto personalizado totalmente adaptado ao cliente e segmento ao qual ele exerce. Isso significa dizer que independente se o cliente já realizou um projeto semelhante ao nosso é possível identificar créditos remanescente uma vez que há o lastro da consultoria anterior

Como temos ajudado o mercado

Representamos clientes que impactam o futuro

Melhoramos o desenvolvimento dos negócios de nossos clientes por meio de uma atuação focada em mudanças que impactam a eficiência e a desburocratização das operações. Disponibilizamos regularmente artigos, opiniões, tendências e notícias sobre temas que afetam as rotinas dos negócios, contudo de maneira simples, prática e sem “jargão jurídico”

 

Conheça nossas áreas de atuação

MAIS NOTÍCIAS

Diálogos entre LGPD e a regulação de IA (2)

Diálogos entre LGPD e a regulação de IA

Estamos orgulhosos em anunciar que nossa advogada de direito digital, Mônica Marques, estará participando do Fórum da Internet no Brasil para tratar sobre LGPD e regulação de IA. 🚀

Estudo de Caso

Multinacional adota soluções jurídicas analíticas para prevenir e mitigar Riscos Trabalhistas

Veja os detalhes

Entenda como a jurimetria aplicada traz disrupção na gestão de contingências jurídicas

Enviar uma mensagem
Olá
Podemos ajudá-lo?